quinta-feira, 8 de março de 2012

Asteroide vai passar perto (demais) da Terra em 2013



“Apenas” 27 mil km vão separar a rota de um asteroide e a superfície do planeta Terra no dia 15 de fevereiro de 2013. Parece muita coisa, não? Mas, em comparação com outras distâncias astronômicas, é muito perto. Para se ter uma ideia, o satélite que emitem o sinal para a sua TV orbita a mais de de 35 mil quilômetros de altitude. Apesar da proximidade, não precisa entrar em pânico: a NASA afirma que não há chance de colisão.

O astronômo Phil Plait, autor do blog Discover Magazine’s Bad Astronomy, também afirma que a probabilidade de um impacto em fevereiro é tão baixa que praticamente não existe risco.




O asteroide, que tem aproximadamente 45 metros de diâmetro, foi descoberto em fevereiro pelo Observatório Astronômico de La Sagra, na Espanha. Veja só a imagem abaixo. A linha branca representa a órbita da Terra e a linha azul, a do 2012 DA14. Note como elas são parecidas.



Os astronômos afirmam que a órbita do asteroide passa a maior parte do tempo longe do nosso planeta. Porém, se aproxima da Terra mais ou menos a cada seis meses. A última vez foi no dia 16 de fevereiro deste ano, quando passou a cerca de 2.5 milhões de quilômetros (1.5 milhão de milhas) da Terra. Para quem, como eu e você, sobreviveu à queda de dois satélites em 2011, isso não é nada.

Só tem um porém: “É quase certeza que o asteroide 2012 DA14 não vai colidir com a Terra em fevereiro de 2013. Mas isso não exclui um impacto no futuro”, diz Plait. Pã!


Um comentário:

Felipe (FlaRecife) disse...

Certo, agora como seria um impacto se ela se chocasse com a terra?