sábado, 13 de outubro de 2012

Curiosity encontra pedra marciana que se parece com as da terra



O robô "Curiosity" encontrou em Marte uma pedra que se parece mais com algumas vulcânicas terrestres que com outras mostras achadas no planeta até o momento.

Segundo a Nasa informou em seu site, a pedra, uma das primeiras rochas marcianas estudadas em profundidade pelo "Curiosity", é um exemplar insólito e surpreendeu os especialistas.

A pedra, do tamanho de uma bola de futebol mas em forma piramidal, a qual recebeu o nome de "Jake Matijevic", tem características em comum com pedras vulcânicas de regiões da Terra como o Havaí, formadas debaixo da crosta terrestre com grande pressão e com a presença de água.

"Esta pedra corresponde bem em sua composição química com um tipo raro, mas bem conhecido de rocha ígnea achada em muitas regiões vulcânicas da Terra", disse o investigador Edward Stolper, do Instituto de Tecnologia da Califórnia (CalTech) em Pasadena.

"Ao contar com apenas uma pedra marciana deste tipo é difícil saber se ela se formou mediante os mesmos procedimentos, mas é um ponto razoável para iniciar uma reflexão sobre sua origem", disse Stolper.

Desde que encontrou esta pedra, há duas semanas, o "Curiosity" a tocou com seu braço e disparou vários raios laser de partículas alfa e raios X contra ela, o que permitiu aos cientistas deduzir que contém menos magnésio e ferro que outras pedras marcianas, e mais sódio e potássio.

Outro cientista, o encarregado da análise das medições do espectômetro de raios X com partículas alfa, Ralf Guellert, comentou que "Jake é uma pedra marciana curiosa".

"Conta com um conteúdo elevado de elementos que coincidem com o mineral feldspato e pouco magnésio e ferro", explicou Gellert, pesquisador na Universidade de Guelph, no Canadá.

O Curiosity recolhe dados e transmite imagens que podem ser vistas na página da Nasa na internet.

Fonte: Folha de PE

Nenhum comentário: