terça-feira, 1 de julho de 2008

Teste genético para câncer de mama estaria próximo

Cientistas britânicos disseram estar próximos de desenvolver um teste para identificar defeitos genéticos que elevam o risco de câncer de mama.

Em um artigo na publicação New England Journal of Medicine, eles sugerem que os testes poderiam ser aplicados a todas as mulheres acima de 30 anos, para determinar quais delas seriam examinadas regularmente para identificar os sinais da doença.

Os cientistas sabem que o risco de câncer de mama é determinado em parte pela herança genética da mulher e em parte por outros fatores, como o estilo de vida.

Testando pessoas com histórico familiar da doença, eles descobriram quais genes parecem estar contribuindo para este risco. O mais conhecido fator são defeitos nos genes BRCA1 e BRCA2, mas existem vários outros.

Os cientistas afirmam que está se tornando possível descobrir o risco de as mulheres desenvolverem câncer de mama olhando apenas as combinações dos genes.

A técnica seria importante para identificar a idade certa em que as mulheres precisam fazer os caros exames de ressonância magnética para detectar a doença.

Uma mulher com baixo risco, segundo o método desenvolvido pelos cientistas britânicos, poderia começar a fazer testes apenas a partir dos 50 anos, enquanto uma mulher com alto risco teria de realizar os exames a partir dos 30 anos.

"Nós estamos a poucos anos de uma nova e poderosa geração de testes genéticos para câncer de mama", disse o cientista Paul Pharoah, da Universidade de Cambridge.

O teste, segundo ele, seria barato e simples, usando apenas a saliva das mulheres.

"Nós esperamos que essa tecnologia se desenvolva muito rapidamente na próxima década, então é importante pensarmos em como podemos aprimorar os ganhos conquistados até agora", disse Bruce Ponder, do National Institute for Clinical Excellence.

Uma porta-voz do grupo britânico de apoio a pacientes de câncer MacMillan Cancer Support disse que continua apoiando a realização de testes de ressonância magnética para todas as mulheres, independente da composição genética.

"Nós pedimos a todas as mulheres que não evitem as ressonâncias. É um recurso que pode poupar vidas e todas as mulheres deveriam usá-lo."

FOnte:BBCBrasil


Campanha da Mamografia Digital GRATUITA - Instituto Neo Mama

Atualmente o Instituto Neo Mama já fornece a mamografia digital gratuitamente, para as mulheres com necessidades específicas, emergenciais. e que tenham a solicitação médica por escrito.
Um dos objetivos do Instituto Neo Mama com esta campanha, é conseguir ampliar o número de mamografias que são concedidas, permitindo que mais e mais mulheres tenham acesso à mamografia digital gratuita.

Contudo, seu objetivo principal é a detecção precoce do câncer de mama, agilizar os diagnósticos, e com isso propiciar um tratamento cirúrgico menos agressivo, tratamentos complementares menos invasivos, aumentando com isto a qualidade de vida das mulheres acometidas pelo câncer de mama, podendo chegar à cura.

Esta campanha visa, também, oferecer a mamografia de base, que em geral não é obtida junto a atendimentos públicos e particulares, principalmente para as mulheres que possuem histórico familiar de câncer de mama. Neste caso, especificamente, a mamografia de base é importantíssima para comparações futuras no controle da saúde desta mulher.

Maiores informações Clique Aqui!

Nenhum comentário: