quarta-feira, 9 de julho de 2008

Oceanos se aquecem mais rápido do que previsto, mostra estudo

CINGAPURA - Um estudo de investigação científica descobriu falhas existentes há décadas na medição da temperatura dos oceanos e revelou que as águas dos mares estão se aquecendo e aumentando de nível de modo mais rápido do que constatado anteriormente.


Ao reportar suas descobertas na revista científica Nature, nesta quinta-feira, uma equipe de cientistas de vários países se baseou em milhões de medições recolhidas por navios desde 1950, mas em especial a partir de 1960, e revelou um erro de informação de um teste comum chamado XBT (sensores jogados dos navios).


Ao corrigir os dados recolhidos por décadas, bem como por meio da aplicação de uma análise estatística complexa aos dados de temperatura dos oceanos, a equipe obteve uma estimativa global do aquecimento nas camadas superiores da água, até 700 metros abaixo da superfície, e também sobre a rapidez do aumento do nível dos oceanos.


"Nós mostramos que o ritmo do aquecimento dos oceanos no período de 1961 a 2003 é cerca de 50% maior do que o notificado anteriormente", disse a integrante da equipe Catia Domingues, do Centro Australiano para Pesquisa de Clima e Tempo.


Outro cientista que assina o texto, John Church, afirmou que há muito tempo suspeitava dos dados históricos porque não batiam com os resultados de modelos feitos em computador sobre os oceanos e o clima da Terra.


"Nós realinhamos as observações e, como resultado, os modelos se adequaram muito melhor do que antes às observações", disse Church, cientista sênior na instituição australiana.


"Portanto, ao comparar de um modo estatístico muitas observações XBT com observações de pesquisas feitas de navios, você pode fazer uma estimativa sobre quais são os erros relacionados ao XBT", acrescentou ele.


Isto é crucial porque os oceanos armazenam mais de 90% do calor no sistema climático do planeta e podem atuar como um pára-choque contra os efeitos de mudanças climáticas, disse Domingues.


A água também se expande à medida que se aquece, elevando o nível dos mares, além de apressar o degelo de geleira e camadas de gelo na Groenlândia e partes da Antártida.


Church disse que a média do aquecimento da superfície do planeta entre 1961 e 2003 ficou em cerca de 0,4 graus centígrados, segundo as estimativas de sua equipe, os mares se elevaram em média 1,6 milímetros por ano nesse período.


Por David Fogarty

Fonte:
Click21

Nenhum comentário: