A descoberta de água em Marte anunciada na segunda-feira (28) pela Nasa alenta a esperança de encontrar vida e dispor de um recurso precioso para a exploração humana do planeta.
"Temos agora a possibilidade de ir aos lugares corretos em Marte para encontrar eventualmente vida", avaliou John Grunsfeld, administrador adjunto da agência espacial norte-americana, Nasa.
"Acredito que isso estimulará nossos engenheiros e cientistas a inventar instrumentos capazes de detectar vida", acrescentou o ex-astronauta.
Temos a capacidade de ir a Marte para estudar estas questões sobre a vida e respondê-las. Isso já não é uma questão abstrata, e sim bem concreta", afirmou Jim Green, diretor de ciências planetárias da Nasa.
Os cientistas explicam que a possibilidade de que haja vida microbiana no planeta vermelho é "muito grande" e que provavelmente há uma capa de água subterrânea.
"Para mim, a probabilidade de uma vida microbiana sob a superfície de Marte é muito alta", avalia Alfred McEwan, do Laboratório Lunar e Planetário da Universidade do Arizona, principal responsável pelo sistema de imagens (HiRISE) à bordo da sonda norte-americana que realizou a descoberta.
Fonte: NE10
Nenhum comentário:
Postar um comentário