sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Água em Marte aumenta esperança de encontrar vida no planeta vermelho



A descoberta de água em Marte anunciada na segunda-feira (28) pela Nasa alenta a esperança de encontrar vida e dispor de um recurso precioso para a exploração humana do planeta. 

"Temos agora a possibilidade de ir aos lugares corretos em Marte para encontrar eventualmente vida", avaliou John Grunsfeld, administrador adjunto da agência espacial norte-americana, Nasa. 

"Acredito que isso estimulará nossos engenheiros e cientistas a inventar instrumentos capazes de detectar vida", acrescentou o ex-astronauta. 

Temos a capacidade de ir a Marte para estudar estas questões sobre a vida e respondê-las. Isso já não é uma questão abstrata, e sim bem concreta", afirmou Jim Green, diretor de ciências planetárias da Nasa. 

Os cientistas explicam que a possibilidade de que haja vida microbiana no planeta vermelho é "muito grande" e que provavelmente há uma capa de água subterrânea. 

"Para mim, a probabilidade de uma vida microbiana sob a superfície de Marte é muito alta", avalia Alfred McEwan, do Laboratório Lunar e Planetário da Universidade do Arizona, principal responsável pelo sistema de imagens (HiRISE) à bordo da sonda norte-americana que realizou a descoberta. 

Fonte: NE10

Nenhum comentário: