sábado, 14 de dezembro de 2013

Área de proteção marinha pode ser alternativa para prevenir ataques de tubarão




Junto com a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) e o Departamento de Oceanografia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a Secretaria de Meio Ambiente estuda criar uma Área de Proteção Ambiental Marinho (APA), que pode ajudar a diminuir os ataques de tubarão no Estado. O indicativo foi dado na última reunião do ano do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema), realizado nesta sexta-feira (13).

O tema será debatido na primeira reunião do Consema, em fevereiro de 2014. Durante o estudo, será identificada a área do Parque dos Naufrágios na Região Metropolitana. Com a criação do espaço e a devida proteção ambiental, a expectativa é que os casos de ataque de tubarão da RMR diminuam.

Durante o encontro, o secretario de Meio Ambiente Sérgio Xavier ressaltou que em 2013 foram zeradas todas as pendências de empresas devedoras de compensação ambiental. Foram captados R$ 218 milhões para investimentos ambientais em todas as regiões do Estado.

Segundo o secretário, houve incentivo para a criação de 30 novas unidades de conservação municipais, sendo 20 na caatinga e 10 na mata atlântica, além da abertura de editais para implantação de mais outras 80 unidades.

NORONHA - o Programa Noronha Carbono-Neutro que pretende tornar o arquipélago o primeiro território do planeta a compensar plenamente as emissões de gases que causam o aquecimento global será prioridade para 2014.


Fonte: NE10

Nenhum comentário: