Entra em vigor, nesta segunda-feira (17), resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que dá respaldo legal aos brasileiros que produzem eletricidade em casa a partir de fontes renováveis, para que possam integrá-la à rede elétrica comum.
Com a nova medida, aprovada em abril deste ano, a população que aderir à geração doméstica de energia renovável poderá ter desconto na conta de luz. Isso porque o consumidor terá a opção de fornecer a energia excedente produzida nas moradias para a rede distribuidora. O "doador", então, receberá créditos que darão abatimentos na conta de luz, de acordo com as regras de cada concessionária.
A nova resolução é válida para geradores domésticos que utilizem fontes como Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs), biomassa, solar ou eólica e produzam até 1 MW de eletricidade.
De acordo com a Aneel, além de beneficiar o bolso do consumidor, a medida trará outros benefícios ao país, como economia nos investimentos de transmissão de energia elétrica;redução da perda de eletricidade nas redes e melhoria na qualidade do serviço de energia elétrica.
Fonte: Viaje Aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário