quarta-feira, 4 de julho de 2012

Vida saudável e autoconhecimento podem vencer o estresse


Já é consenso que o estresse prejudica a qualidade de vida das pessoas. O que poucos sabem é que este mal, quando patológico, interefere no funcionamento cerebral do indivíduo e pode acarretar sérios problemas de saúde. A prevenção é simples: lazer, exercícios de respiração e conhecimento sobre o próprio organismo. 

Para a terapeuta corporal do Espaço Pura Luz Yoga, Ma Premzaki, as atividades de lazer auxiliam na redução do estresse, por liberarem hormônios na corrente sanguínea. Estas substâncias são responsáveis pela sensação de bem-estar, além de do aumento das defesas imunológicas dos indivíduos. A prática resulta em uma reposição de energias a partir da neutralização do hipotálamo, uma área importante do encéfalo”.

Outro ponto ressaltado pela profissional é ter uma respiratório adequada, algo muitas vezes desconhecido da população.”O bem-estar está intimamente associado à respiração correta. Sem ela, nenhum lazer é funcional”, complementa Ma. Ela acrescenta que a compressão da musculatura pulmonar, comum entre as pessoas com altos níveis de tensão e estresse, compromete a oxigenação celular dos órgãos. A consciência de tais consequências orgânicas pode trazer mudanças para o modus operandi do corpo. 

A pessoa pode se tornar capaz de relaxar os pontos afetados por essas tensões e alcançar equilíbrio físico e emocional. No entanto, existem alguns meios de se auxiliar nesta busca pelo bem-estar, defende a terapeuta. Um deles é a prática de yoga ou as massagens ayurvédicas e grupos de codependência emocional. Além de técnicas como meditação, pilates e acupuntura. “Em todo o caso, o objetivo principal é recuperar a capacidade respiratória da pessoa, a partir do autoconhecimento e de uma consciência corporal”, pontua ela. E somando-se ao pensamento filosófico do francês Michel Foucalt, Ma Premzaki afirma: “Quem se conhece, se liberta”.

Fonte: Pernambuco.com

2 comentários:

GameTube disse...

Olá!
Gostei muito!
Visitem:
http://lucrarcomblog.blogspot.pt/

Ale disse...

Autoconhecimento nao "pode" o autoconhecimento dissipa o estresse, pois o oposto do autoconhecimento(ignorância) é justamente o que causa o estresse nas pessoas.