quinta-feira, 26 de julho de 2012

Dragagem dá início ao projeto de navegabilidade do Rio Capibaribe


 
O projeto de navegabilidade do Rio Capibaribe dá nesta quarta-feira (25/07/12) o primeiro passo. Esta tarde, o governador Eduardo Campos assina o edital para dar início às obras de dragagem. A solenidade está marcada para as 16h, no auditório Tabocas do Centro de Convenções, onde funciona provisoriamente a sede do governo do estado.





O objetivo é tornar o rio navegável após a remoção de lixo, escombros de antigas construções e de parte da vegetação. A primeira fase das obras vai começar no bairro de Casa Forte, seguindo até Apipucos. Ao todo, serão dragados 17 quilômetros do rio, das proximidades da BR-101, passando pelos bairros do Parque Santana (Casa Forte/Poço da Panela), Torre, Derby, área central do Recife e Tacaruna (divisa entre Recife e Olinda).



A ação faz parte do programa Rios da Gente, orçado em R$ 289 milhões, para proporcionar a navegabilidade de 13,9 km do Rio Capibaribe por meio de embarcações adequadas ao transporte de massa. Serão duas rotas: a Oeste, com 11 km de extensão, que vai da BR-101 ao centro do Recife e a Norte, com 2,9 km de extensão, do centro do Recife até Olinda, nas proximidades do Shopping Tacaruna.


O edital de licitação será publicado no Diário Oficial e nos jornais de grande circulação na edução desta quinta-feira e os trabalhos serão coordenados pela Secretaria das Cidades.

Fonte: Pernambuco.com
 

Continue lendo >>

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Cirurgia bariátrica cura diabete em 88% dos casos


Um estudo brasileiro mostrou que a cirurgia bariátrica pode auxiliar o combate à diabete do tipo 2 em pessoas com obesidade leve. O trabalho, publicado na revista Diabetes Care, da Associação Americana de Diabete, avaliou 66 pacientes por seis anos, o acompanhamento mais longo até agora. O Conselho Federal de Medicina já considera a cirurgia bariátrica uma alternativa válida no tratamento de pessoas com diabete aliada à obesidade grave ou mórbida (ou seja, com índice de massa corporal superior a 35 kg/m²). O trabalho recém-publicado avaliou pacientes com obesidade moderada (índice de massa corporal entre 30 e 35 kg/m²) que recebiam tratamento no Hospital Oswaldo Cruz, em São Paulo.



Cerca de 88% dos participantes tiveram remissão do diabete - os médicos não costumam falar em cura. Depois de um período que variou de três a 26 semanas, eles deixaram de utilizar remédios orais e, desde a cirurgia, os sintomas não retornaram. Nos demais pacientes, mais de 11% registraram melhora no controle de açúcar no sangue. Todos passaram por uma cirurgia conhecida como bypass gástrico, o mais popular tipo de cirurgia bariátrica no mundo. “Utilizamos a técnica mais difundida e bem estabelecida”, explica Ricardo Cohen, coordenador do estudo e presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica.

Cohen afirma que a cirurgia deve ser cogitada quando outras alternativas clínicas já foram descartadas por se revelarem ineficazes. “O paciente que não reage a outros tipos de tratamento pode receber a indicação da cirurgia”, aponta o médico. “Mas antes é preciso tentar mudanças nos hábitos e medicamentos”. O endocrinologista Sergio Atala Dib, coordenador do Centro de Diabetes da Escola Paulista de Medicina, concorda. “Os resultados (da cirurgia bariátrica) são promissores e apontam para uma estratégia quando outras abordagens falharam”, afirma. Para Cohen, estudos como o que acaba de ser publicado devem motivar nos próximos anos uma ampliação dos casos em que a cirurgia pode ser indicada no País - para incluir os casos de obesidade moderada. Airton Golbert, presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, também enxerga uma tendência parecida em todo o mundo.

Fonte: Folha de PE

Continue lendo >>

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Telescópios fazem imagem mais precisa do centro de uma galáxia

Uma equipe de astrônomos conseguiu realizar a observação direta mais precisa até hoje do centro de uma galáxia distante, o quasar brilhante 3C 279, de acordo com informações divulgadas nesta quarta-feira (18) pelo Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês), que disponibilizou o telescópio Atacama Pathfinder Experimente (Apex), instalado no Chile, para o feito.

Com a ajuda de outros dois telescópios que funcionam nos Estados Unidos – um no Arizona e outro no Havaí --, os cientistas divulgaram uma concepção artística que possibilita distinguir detalhes dois milhões de vezes mais precisos do que o conseguido pelo olho humano.

Quasares são núcleos de galáxias muito brilhantes e distantes da Terra. Possuem a massa de milhões de sóis, porém confinada em espaços tão "pequenos" quanto o Sistema Solar.

Estas observações representam um passo importante no sentido de obter imagens de buracos negros de elevada massa e das regiões que os rodeiam. A junção dos telescópios é um teste para a futura criação do “Telescópio de Horizonte de Eventos”, que vai auxiliar a obter imagens de outras galáxias. O projeto é uma colaboração internacional, coordenada pelo Observatório MIT Haystac.



Três telescópios -- um no Chile e outros dois nos EUA -- foram utilizados para reproduzir essa imagem. (Foto: Divulgação/ESO)


Concepção artística do quasar brilhante 3C 279. (Foto: Divulgação/ESO)

Fonte: G1

Continue lendo >>

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Cientistas estudam anticorpos para desenvolver eficaz vacina contra a Aids


Em 1984, um mundo ainda chocado com a desconhecida síndrome da imunodeficiência adquirida recebeu a promessa da então secretária de Saúde dos Estados Unidos, Margaret Heckler, de que, em menos de dois anos, seria produzida uma vacina contra o HIV. Quase três décadas depois, ainda se espera por uma substância capaz de impedir que o vírus da Aids invada células sadias e comece a devastar o sistema imunológico do hospedeiro. De acordo com uma equipe de pesquisadores suecos e norte-americanos, o problema pode estar na falta de identificação do local exato onde os anticorpos se ligam aos receptores do vírus. Uma vacina realmente eficaz, alertam, só será realidade quando a ciência conseguir resolver esse enigma.

Em um artigo publicado na edição de hoje da revista Science Translational Medicine, virologistas do Instituto Karolinska, em Estocolmo; do Instituto de Pesquisa Scripps, na Califórnia, e do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos EUA explicam por que, ao contrário da gripe e de outras infecções virais, é tão difícil driblar a ação do HIV no organismo. “O mundo todo se debruça sobre essa questão desde o início da década de 1980, mas o vírus é consideravelmente mais difícil de se decifrar do que se imaginava no começo”, conta Gunilla Karlsson Hedestam, principal autora do artigo e professora do Departamento de Microbiologia, Tumores e Biologia Celular do Instituto Karolinska.

Fonte: Diário de PE

Continue lendo >>

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Vida saudável e autoconhecimento podem vencer o estresse


Já é consenso que o estresse prejudica a qualidade de vida das pessoas. O que poucos sabem é que este mal, quando patológico, interefere no funcionamento cerebral do indivíduo e pode acarretar sérios problemas de saúde. A prevenção é simples: lazer, exercícios de respiração e conhecimento sobre o próprio organismo. 

Para a terapeuta corporal do Espaço Pura Luz Yoga, Ma Premzaki, as atividades de lazer auxiliam na redução do estresse, por liberarem hormônios na corrente sanguínea. Estas substâncias são responsáveis pela sensação de bem-estar, além de do aumento das defesas imunológicas dos indivíduos. A prática resulta em uma reposição de energias a partir da neutralização do hipotálamo, uma área importante do encéfalo”.

Outro ponto ressaltado pela profissional é ter uma respiratório adequada, algo muitas vezes desconhecido da população.”O bem-estar está intimamente associado à respiração correta. Sem ela, nenhum lazer é funcional”, complementa Ma. Ela acrescenta que a compressão da musculatura pulmonar, comum entre as pessoas com altos níveis de tensão e estresse, compromete a oxigenação celular dos órgãos. A consciência de tais consequências orgânicas pode trazer mudanças para o modus operandi do corpo. 

A pessoa pode se tornar capaz de relaxar os pontos afetados por essas tensões e alcançar equilíbrio físico e emocional. No entanto, existem alguns meios de se auxiliar nesta busca pelo bem-estar, defende a terapeuta. Um deles é a prática de yoga ou as massagens ayurvédicas e grupos de codependência emocional. Além de técnicas como meditação, pilates e acupuntura. “Em todo o caso, o objetivo principal é recuperar a capacidade respiratória da pessoa, a partir do autoconhecimento e de uma consciência corporal”, pontua ela. E somando-se ao pensamento filosófico do francês Michel Foucalt, Ma Premzaki afirma: “Quem se conhece, se liberta”.

Fonte: Pernambuco.com

Continue lendo >>