quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Em Pernambuco, casos notificados de dengue em janeiro crescem 43,77%



O ano de 2012 começou com aumento no número de casos de dengue em Pernambuco. Segundo a Secretaria de Saúde, o estado registrou um crescimento de 43,77% na notificação de casos em janeiro, comparado com o mesmo período de 2011. Em todo o estado, foram notificados 1.800 casos em 72 munícipios, nos primeiros 21 dias do ano. Já com relação aos números gerais no Brasil, houve uma redução de 60%, segundo o Ministério da Saúde. 
Somente no Recife, foram notificados 531 casos neste primeiro mês do ano, mas a situação é mais preocupante no Sertão do estado, conforme alerta Eronildo Felisberto, secretário executivo de Vigilância em Saúde. "Em Exu, são cerca de 658 casos [notificados] para cada 100 mil habitantes, o que é uma situação de alerta. Precisamos intensificar as ações e também ter toda a atenção das unidades de saúde para receber os doentes caso seja preciso", acrescenta Felisberto.

Embora haja um aumento nas notificações, o número de casos registrados caiu. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, em janeiro de 2011 foram confirmados 503 casos. Neste ano, nos primeiros 21 dias, foram 98.

Larvicida
Em alguns munícipios, há uma resistência do larvicida indicado pela Secretaria de Saúde. "Até o mês de março, nós pretendemos conseguir mudar o larvicida. O abastecimento de água é também um dos problemas que precisamos enfrentar, as pessoas acumulam água em casa, o que é um ambiente propício para as larvas do mosquito da dengue", alerta o secretário executivo.

A troca do larvicida deve ajudar a reduzir os casos. "Com o tempo, vamos percebendo que as larvas vão se tornando resistentes, como acontece com as bactérias e os antibióticos. Por isso, estamos fazendo a mudança. Acredito que até junho, todos os munícipios já devem estar com o novo", ressalta Felisberto. 
Carpina, Limoeiro, Salgueiro e Afogados da Ingazeira também apresentam altos índices de incidêncida da doença para cada 100 mil habitantes, estando em situação mais crítica do que a capital pernambucana. "Já estamos reforçando as ações devido a alta incidência de casos de dengue nesses locais para evitar a epidêmia", diz Felisberto.
A participação da população nas campanhas é também uma das dificuldades encontradas no combate à dengue, segundo a Secretaria de Saúde. "Cerca de 90% dos casos estão nas casas das pessoas, a população precisa ser parceira do governo no combate, ou não vamos conseguir", pondera o secretário estadual de Saúde, Antônio Carlos Figueira.
As condições climáticas incomuns do começo de 2012 foram também apontadas como um dos principais motivos do aumento dos casos de dengue. "Foi um mês atípico, com chuva intercalada com sol, tendo aumentado assim o número de incidência da doença. Essa questão da dengue é um problema em toda a América Latina, devido a urbanização, a falta de fornecimento regular de água, falta de saneamento, entre outros", lembra Figueira.
Para combater a epidemia, o governo do estado vai intensificar as ações. Neste ano, serão investidos mais de R$ 11 milhões, entre verba do Ministério da Saúde e da secretaria. "O primeiro passo tem que ser o trabalho de campo municipal. É a atenção básica que precisa identificar os casos simples. Nós vamos intensificar as capacitações e fiscalização", explica o secretário de Saúde.
O valor vindo do Ministério da Saúde vai ser também direcionado para os fundos de saúde municipais, voltados específicamente para a dengue. "Desse fundo, vai sair a verba para a contratação de funcionários. Nosso plano de contigência conta com vigilância dos casos e dos focos, assistência ao paciente, comunicação dos casos e gestão integrada do plano, com implantação de comitês nos munícipios, ou seja, uma parceria dos munícipios e do estado", detalha Eronildo Felisberto.
A Secretaria de Saúde também pretende adquirir novos veículos para fiscalização, realizar a capacitação de mais de mil profissionais, contratar mais 37 pela secretaria e divulgar semanalmente boletins epidemiológicos. "Além disso, vamos descentralizar o diagnóstico sorológico para o Sertão, de acordo com a necessidade", acrescenta o secretário executivo Felisberto.
Capital
A Prefeitura do Recife já informou que vai contar com um acréscimo de 17,6% de agentes de Saúde Ambiental, visando intensificar o combate ao mosquito da dengue. Com isso, os mais de 800 agentes devem inspecionar cerca de 560 mil imóveis por mês, enquanto a capacidade anterior era de 480 mil.

Fonte: G1


Nenhum comentário: