terça-feira, 6 de setembro de 2011

Osteopatia: técnica que auxilia no reequilíbrio corporal


Terapia manual da fisioterapia, a osteopatia se propõe a reequilibrar a biomecânica corporal, colocando, literalmente, o corpo no lugar. A técnica estimula os mecanismos naturais do corpo para ultrapassar o efeito das tensões físicas ou emocionais e, assim, promover a cura, segundo a fisioterapeuta Denise Alcântara.

“O corpo tem a necessidade de se manter bem. Então, quando acontece algo errado no organismo, ele cria mecanismos de compensação para que o indivíduo não sinta dor. Quando se perde a habilidade adaptativa, ele sente dor”, explicou a especialista. “A osteopatia busca a causa desta dor. Diferente das técnicas convencionais, que se concentram na doença, ela foca no paciente”, acrescentou.

A técnica trata doenças como bursite, tendinites, lombalgia, hérnias discais, cefaleia, labirintite e disfunções da articulação têmporo-mandibular, além de dores no nervo ciático. Para cada tecido, há uma técnica específica, de acordo com a necessidade do paciente, sempre visando o alívio da dor e o reequilíbrio da lesão primária.

Rápida e eficaz, já na primeira sessão é possível sentir o alívio de dores agudas. “Há pacientes que já nas primeiras sessões estão bem e outros que demoram um pouco mais. Mas o alívio é imediato”, comentou a especialista, que também recomenda aos pacientes a se dedicarem a alguma atividade física, como caminhadas, hidroginástica, hidroterapia, pilates ou ioga, para auxiliar no tratamento.

Histórico da terapia:

- A osteopatia foi criada por Andrew Still;

- O método nasceu nos Estados Unidos da América;

- As primeiras experiências com a técnica datam de 1874;

- A técnica se expandiu com a criação da Escola Americana de Osteopatia;

- No Brasil, a terapia chegou há dez anos;

- O método não é popular no Brasil, mas já tem várias escolas e seguidores.

Fonte: Folha de PE

Nenhum comentário: