terça-feira, 28 de setembro de 2010

Gene defeituoso pode ser a causa da enxaqueca, diz estudo


Segundo o estudo publicado na revista Nature Medicine, o mau funcionamento de um gene conhecido como Tresk faz com que fatores do ambiente ativem áreas do cérebro que controlam a dor, causando a enxaqueca.

A equipe responsável pela pesquisa, formada por especialistas de diferentes países, utilizou amostras de DNA de pessoas que sofrem da doença e de seus familiares.

Segundo o pesquisador da Universidade de Oxford Zameel Cader, que participou do estudo, o gene Tresk estava inativo nos pacientes, o que causava a enxaqueca. "O que nós queremos é encontrar um remédio que ative o gene", disse Cader à BBC.

"Estudos anteriores haviam identificado partes do nosso DNA que aumentam o risco na população em geral, mas eles não haviam encontrado genes que pudessem ser diretamente responsáveis pela enxaqueca", afirmou Cader.

"O que nós descobrimos é que a enxaqueca parece depender do quão estimuláveis são os neurônios em partes específicas do cérebro".

Estima-se que uma em cada cinco pessoas sofra de enxaqueca. Em vários casos, a dor de cabeça vem acompanhada de náusea e de sensibilidade à luz. Em outros, ela é precedida por um distúrbio sensorial conhecido como aura, identificado pela percepção de uma luz ou de um cheiro estranho.

"(A descoberta) abre avenidas para se planejar novas pesquisas que poderão, então, levar a novos tratamentos, mas certamente este será um longo caminho", diz o médico Aarno Palotie, do Wellcome Trust Sanger Institute.

Fonte: BBC Brasil

2 comentários:

linkpremiadoblog disse...

Amigo, seu post já foi publicado. Pensando somente no melhor para nossa comunidade disponibilizamos a troca de links.
São poucos blogs que conseguem colocar o seus posts em 200 ou 300 outros blogs, a troca de links faz justamente isso, na última contagem 156 dos 600 membros do Link Premiado, retiraram a troca de links.
Você envia seu post agora ao Link Premiado e imediatamente ele atualizará em 156 blogs (por enquanto), sem trabalho nenhum, bom não é?
Então gostaríamos de te pedir que avaliasse com carinho a possibilidade de inserir a troca de links no seu valoroso blog, entenda que não existe nenhuma obrigação, mas ficaríamos muito felizes de se ajudasse a comunidade Link Premiado a crescer! ela está ai a sua disposição http://www.linkpremiado.com.br/link/troca
Abraço!
Antoani/Equipe Link Premiado
http://www.linkpremiado.com.br

Contato Venda Cursos disse...

Olá, estou visitando seu blog pela primeira vez e percebi que têm bastante publicidade e conteúdo a educação. A primeira vista, me parece que o perfil do seu leitor se encaixa, neste produto.
O que acharia de ganhar o equivalente a muitos cliques, com apenas um clique, vendendo cursos, de altíssima qualidade, baratos (á partir de R$ 20,00)e com certificado?
Estou tendo uma experiência muito positiva, fazendo isso, caso tenha interesse, ela está narrada (com comprovação) no meu site: : http://vendacursosonline.blogspot.com/
Att.
Bruno