quinta-feira, 6 de agosto de 2009

ICMBio retoma processo de criação de reserva


Agora é pra valer. Nem governo do Estado, nem usineiro, nem ONGs interessadas em financiamentos de projetos vão impedir que o Instituto Chico Mendes (ICMBio) realize a consulta pública da proposta de criação de Reserva Extrativista em Sirinhaém, no Litoral Sul de Pernambuco, e dê continuidade ao processo.

A consulta, conforme publicado nesta quarta-feira, dia 5 de agosto de 2009, no Diário Oficial da União, será no dia 21 de agosto de 2009, no Espaço Canaã, na Rua Antônio Ribeiro, s/n°, Centro, em Barra de Sirinhaém. O início está previsto para as 18h, com duração máxima de quatro horas. O ICMBio será representado pela coordenadora-geral de Resex, Érika Fernandes.

A primeira audiência estava marcada para dia 15 de junho, mas o ICMBio adiou depois que o governo do Estado protestou publicamente, através de uma manobra em reunião do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema), alegando que não tinha sido ouvido. Em seguida, ambientalistas lançaram, também no Consema, proposta de criação de unidade de conservação estadual para a mesma área. No passado, usineiros disseram que eram proprietários das ilhas que devem ser transformadas em Resex. Agora, União já recuperou as terras, permitindo a criação da Resex.

A reserva extrativista, entre Sirinhaém e Ipojuca, incluirá uma área de 2.600 hectares do estuário do Rio Sirinhaém, onde sobrevivem da pesca 8 mil pessoas, entre pescadores e marisqueiras. O pedido de criação foi feito pela Comissão Pastoral da Terra, em 2006. Acima foto do local por Renato Spencer/JC Imagem, 11/09/2006.

Fonte: Blog Ciência e Meio Ambiente

Nenhum comentário: