terça-feira, 17 de junho de 2008

Desperdício ameaça abastecimento de água no Brasil, aponta pesquisa da WWF

Brasília - O desperdício é a principal ameaça ao abastecimento de água no país. Essa foi uma das conclusões de pesquisa feita pela organização não-governamental WWF Brasil, em parceria com o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope).

Pelo levantamento, verificou-se que são as residências que consomem mais água e que, em sua maioria, essas casas pertencem a famílias da maior nível social.

Em entrevista concedida no dia 06/06/2008 ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional, o coordenador da Agência Nacional de Águas (ANA), Antonio Félix Domingos, atribuiu esse alto consumo à ineficiência da administração das companhias de abastecimento e ao valor que é cobrado pelos serviços de manutenção.

“Infelizmente os estudos apontam que a água no Brasil ainda é muito barata, por isso as classes mais favorecidas não valorizam. As próprias instituições desperdiçam 40%, esse gasto compromete a água do mundo, que é um recurso muito limitado e isso desfavorece cada vez mais as pessoas de baixa renda para adquirir água”, afirmou.

Segundo o coordenador, baseado nos dados da pesquisa da WWF Brasil, as famílias ricas costumam lavar seus automóveis com a mangueira aberta e o tempo mínimo para finalizar o serviço chega a ser de, aproximadamente, meia hora. A torneira aberta costuma gastar 70 litros de água por minuto.

Segundo Domingos, nos últimos anos, o setor industrial apresentou o maior registro de economia de água, devido as companhias cobrarem valores mais alto por metro cúbico nesse segmento. Diante disso, muitos empresários realizaram grandes investimentos em equipamentos, que controlam o consumo de água.

O coordenador recomenda que as pessoas que utilizam poços artesianos não esbanjem água em piscinas ou em irrigações, pois o líquido subterrâneo pertence aos rios e o uso incorreto do equipamento interfere no nível das reservas naturais.

As pessoas que usam poços artesianos e ainda não comunicaram as companhias de abastecimento devem efetuar o registro o quanto antes, pois o uso ilegal acarreta multa.

Cilene Figueredo
Da Agência Brasil

Fonte:Agência Brasil


Vídeo sobre o Desperdício

A falta de água atinge 29 países e 1,7 bilhão de pessoas. Especialistas defendem que, até 2015, 40 países sofrerão com a escassez desse recurso. O uso humano é responsável por 20% do desperdício.


3 comentários:

Osc@r Luiz disse...

Salve meu amigo!
É sempre um privilégio recebê-lo.
No meu perfil do You Tube (oscarbiologo) tem um vídeo que eu fiz sobre o "Dia da Água" abordando esse importante tema que ora você, com propriedade aborda no seu blog.
Se de alguma maneira puder interessar, fique à vontade.
Parabéns pelas suas inteligentes e instrutivas postagens.
Grande abraço!

|Renata_Emy| disse...

Boa noite Jailson!
Mto bom seu post! Parabéns!
Nós como biólogos temos que fazer nossa parte na divulgação deste assunto tão importante!
Ótima semana p/ vc!
Bjooo

Anônimo disse...

Muito obrigado pelo os elogios de vocês (Renata e Oscar)espero melhorar cada vez mais.
Boa semana pra vocês.
Até mais.

Jailson