domingo, 4 de novembro de 2007

Astronautas se arriscam para consertar estação



HOUSTON (Reuters), 3 de novembro - Dois astronautas flutuaram fora da Estação Espacial Internacional neste sábado em uma arriscada caminhada no espaço para o que pode ser um conserto decisivo para a finalização do observatório espacial de 100 bilhões de dólares.
Scott Parazynski foi direcionado para o ponto mais distante da estação para consertar um painel de energia solar que estava quebrado, mas produzindo cerca de 100 Volts de energia e que poderia dar um poderoso choque.
"Vá lá fora e conserte aquela coisa para nós", disse a comandante Peggy Whitson, enquanto os homens deixavam a estação a mais de 320 quilômetros acima da Terra.
"Nós vamos", um dos astronautas respondeu.
Com as condições atuais do painel, a Nasa afirmou não querer levar adiante os planos de expansão para a finalização do observatório até 2010, quando a frota do ônibus espacial será aposentada.
O laboratório europeu Columbus deverá ser entregue pelo ônibus espacial Atlantis em dezembro, com atraso de cinco anos, e será seguido do complexo japonês Kibo de três partes, no próximo ano.
Por Jeff Franks

Fonte:Click21

Nenhum comentário: