sexta-feira, 27 de junho de 2008

O que é Amianto ou Asbesto?

O asbesto (da palavra grega asbestos, significando indestrutível, imortal, inextinguível), também conhecido como amianto(do grego amíantos, puro, sem sujidade sem mácula), é uma designação comercial genérica para a variedade fibrosa de seis minerais metamórficos de ocorrência natural e utilizados em vários produtos comerciais. Trata-se de um material com grande flexibilidade e resistências tênsil, química, térmica e eléctrica muito elevadas e que além disso pode ser tecido.

O asbesto é constituído por feixes de fibras. Estes feixes, por seu lado, são constituídos por fibras extremamente finas e longas facilmente separáveis umas das outras com tendência a produzir um pó de partículas muito pequenas que flutuam no ar e aderem às roupas. As fibras podem ser facilmente inaladas ou engolidas podendo causar graves problemas de saúde.

Fonte:Wikipédia

Vídeo sobre o Amianto ou Asbesto

O Brasil discute se o amianto deve ou não ser proibido. Alguns estados já acabaram com o comércio do mineral. O Repórter Brasil esteve na única mina do país e mostra os problemas enfrentados pelos trabalhadores do local.

Continue lendo >>

quinta-feira, 26 de junho de 2008

Áreas de Estudo da Biologia


Biologia (do grego βιος - bios = vida e λογος - logos = estudo) é a ciência que estuda os seres vivos. Da mesma forma com que existe uma gama enorme de espécies de organismos vivos, existem também vários ramos da biologia destinados a estudar cada grupo dessas espécies e as relações existentes entre as mesmas. O estudo da vida nas mais variadas escalas abrange amplas áreas que são consideradas, na maioria das vezes, como disciplinas independentes, mas que de uma forma ou de outra, estão interligadas.

Vejamos as subdivisões do estudo da biologia:

- Anatomia: Estuda as estruturas internas e externas do corpo humano e as formas de organização das células, tecidos, órgãos e sistemas.
- Botânica: É destinada a estudar as plantas e algas, abrangendo o crescimento, o desenvolvimento, a reprodução, o metabolismo e a evolução desses vegetais, além de estudar também as doenças que os atingem.
- Citologia: Analisa as células dos seres vivos, assim como suas formas de organização, funções, estruturas e importância para os mesmos.
- Ecologia: Estuda as relações existentes entre os seres vivos e o meio ambiente, assim como as relações estabelecidas entre um ser vivo e outro.
- Embriologia: É responsável por estudar tudo que se refere à formação dos órgãos e sistemas complexos dos animais.
- Evolução: Estuda o processo de mudança das características dos seres vivos ao longo do tempo.
- Fisiologia: Ramo que estuda os processos físicos e bioquímicos resultantes do funcionamento do corpo humano.
- Genética: Estuda o processo de transferência de características de uma geração para outra.
- Histologia: Analisa tudo que se refere aos tecidos biológicos.
- Micologia: Destinada a estudar os fungos, sua classificação, organização, fisiologia, etc.
- Microbiologia: Estuda os microorganismos (bactérias e vírus).
- Paleontologia: Investiga a vida dos seres vivos de épocas remotas, assim como seus registros (fósseis).
- Protistologia: Destinada ao estudo dos protistas uni e pluricelulares, assim como suas formas de organização.
- Zoologia: Estuda os animais.

Por Tiago Dantas

Fonte:Brasil Escola

Continue lendo >>

quarta-feira, 25 de junho de 2008

Gripes e resfriados são responsáveis por 20% das dores dos brasileiros

RIO DE JANEIRO (Da Redação Click21)- A chegada do inverno facilita a proliferação de vírus e a transmissão de doenças como gripes e resfriados. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as epidemias anuais de gripe contaminam de 5% a 15% da população mundial e são responsáveis por cerca de 250 mil a 500 mil mortes por ano.

Uma pesquisa com objetivo de entender os hábitos e atitudes dos brasileiros diante da dor física revelou que 20% das dores sentidas foram provenientes de gripes e resfriados. O levantamento, realizado no início do ano, contemplou 800 pessoas das classes A, B e C, com idades entre 18 e 65 anos, das cidades de Porto Alegre, Recife e São Paulo.

De acordo com o estudo, 38% das dores de cabeça relatadas foram causadas por gripes e resfriados. Além disso, as infecções foram responsáveis por 10% das dores nas costas, 23% das dores no corpo, 17% das dores de garganta e 16% das febres.

As gripes são provocadas pelo vírus Influenza e têm início abrupto. Os principais sintomas são a febre alta, tosse e dor de cabeça que podem durar vários dias evoluindo com outras complicações graves, como pneumonia, por exemplo.

Já os resfriados podem ser causados por diversos vírus, mas os sintomas são mais brandos e de recuperação mais rápida. Além de tosse, dor de cabeça e febre, são marcados por sintomas característicos do comprometimento das vias aéreas superiores como irritação na garganta, coriza e obstrução nasal.

Entre os consultados que sentiram “dores de gripe”, 20% relataram dores de cabeça que chegaram a impedir a realização de atividades. A intensidade das dores, em geral, tende a ser moderada, mas quase a totalidade da amostra afirmou tomar algum medicamento por contra própria para amenizar os sintomas.

Evitar o contágio é difícil, mas algumas práticas como manter o ambiente arejado, evitar locais com exposição ao ar condicionado por muito tempo e evitar locais fechados com grande acumulo de pessoas, podem prevenir o contágio. Os especialistas recomendam, ainda, o consumo preventivo de vitamina C para fortalecer o sistema de defesa do organismo e o uso de analgésicos para combater os sintomas.

As diferenças entre gripes e resfriados:

GRIPE

Duração dos sintomas: Vários dias
Início: Abrupto
Principais sintomas: Febre alta, tosse e dor de cabeça e muscular que podem durar vários dias.
Ocorrência: Mais comum no inverno

RESFRIADO

Duração dos sintomas: Poucos dias
Início: Gradual
Principais sintomas: Tosse, irritação na garganta, dor de cabeça obstrução nasal e coriza
Ocorrência: Durante todo o ano

Fonte:Click21

Continue lendo >>

terça-feira, 17 de junho de 2008

Desperdício ameaça abastecimento de água no Brasil, aponta pesquisa da WWF

Brasília - O desperdício é a principal ameaça ao abastecimento de água no país. Essa foi uma das conclusões de pesquisa feita pela organização não-governamental WWF Brasil, em parceria com o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope).

Pelo levantamento, verificou-se que são as residências que consomem mais água e que, em sua maioria, essas casas pertencem a famílias da maior nível social.

Em entrevista concedida no dia 06/06/2008 ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional, o coordenador da Agência Nacional de Águas (ANA), Antonio Félix Domingos, atribuiu esse alto consumo à ineficiência da administração das companhias de abastecimento e ao valor que é cobrado pelos serviços de manutenção.

“Infelizmente os estudos apontam que a água no Brasil ainda é muito barata, por isso as classes mais favorecidas não valorizam. As próprias instituições desperdiçam 40%, esse gasto compromete a água do mundo, que é um recurso muito limitado e isso desfavorece cada vez mais as pessoas de baixa renda para adquirir água”, afirmou.

Segundo o coordenador, baseado nos dados da pesquisa da WWF Brasil, as famílias ricas costumam lavar seus automóveis com a mangueira aberta e o tempo mínimo para finalizar o serviço chega a ser de, aproximadamente, meia hora. A torneira aberta costuma gastar 70 litros de água por minuto.

Segundo Domingos, nos últimos anos, o setor industrial apresentou o maior registro de economia de água, devido as companhias cobrarem valores mais alto por metro cúbico nesse segmento. Diante disso, muitos empresários realizaram grandes investimentos em equipamentos, que controlam o consumo de água.

O coordenador recomenda que as pessoas que utilizam poços artesianos não esbanjem água em piscinas ou em irrigações, pois o líquido subterrâneo pertence aos rios e o uso incorreto do equipamento interfere no nível das reservas naturais.

As pessoas que usam poços artesianos e ainda não comunicaram as companhias de abastecimento devem efetuar o registro o quanto antes, pois o uso ilegal acarreta multa.

Cilene Figueredo
Da Agência Brasil

Fonte:Agência Brasil


Vídeo sobre o Desperdício

A falta de água atinge 29 países e 1,7 bilhão de pessoas. Especialistas defendem que, até 2015, 40 países sofrerão com a escassez desse recurso. O uso humano é responsável por 20% do desperdício.


Continue lendo >>

terça-feira, 10 de junho de 2008

Tráfico de animais

A venda ilegal de animais silvestres no Brasil movimenta R$ 2 bilhões por ano. Esse tipo de tráfico só perde para o de armas e de drogas. Alguns desses animais estão em risco de extinção. E o comércio interno é o maior responsável.



Fonte:Agência Brasil

Continue lendo >>

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Cirurgia no útero salva perna de bebê na Austrália

Médicos da Austrália afirmam que um bebê tem boas chances de um dia andar normalmente depois de ter sido submetido a uma delicada operação quando ainda estava no útero para evitar que tivesse uma perna amputada.

A bebê Leah, hoje com quase seis meses, foi operada no ano passado durante a 22ª semana de gestação (entre o 5º e o 6º mês), quando tinha cerca de 18 cm.

Ela sofria de uma doença rara chamada síndrome da banda amniótica, que faz com que faixas de tecido cresçam ao redor dos membros, provocando deformações.

No caso de Leah, o diagnóstico veio com um ultra-som, que descobriu que duas faixas estavam impedindo o fluxo de sangue para os pés em cada uma das pernas do bebê.

Por meio de um tubo cirúrgico, inserido no útero, os médicos do Centro Médico Monash, de Melbourne, cortaram as faixas que afetavam o tornozelo esquerdo de Leah usando raio laser e eletricidade.

Os médicos acreditam que a perna agora irá funcionar normalmente.

Segunda cirurgia

Quanto à perna direita, ela já estava tão afetada pelas faixas que os médicos decidiram não mexer nela durante a operação.

No entanto, logo após o nascimento, Leah passou por uma cirurgia na perna direita, que foi salva com a retirada de pedaços de músculo, osso e outros tecidos para promover o fluxo de sangue.

Agora, os médicos avaliam que ela também poderá ser normal após um tratamento com fisioterapia e massagens.

A síndrome da banda amniótica é uma desordem que afeta um em cada 15 mil bebês.

Fonte:BBCBrasil

Continue lendo >>

sábado, 7 de junho de 2008

Inpe aponta desmatamento de 1.123 km² na Amazônia


SÃO PAULO (Reuters) - A Amazônia perdeu 1.123 quilômetros quadrados de floresta por corte raso ou degradação progressiva durante o mês de abril, informou nesta segunda-feira o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O Estado de Mato Grosso foi o maior desmatador.

Mato Grosso foi responsável pela perda de 794 quilômetros quadrados desse total, de acordo com dados do sistema Deter (Detecção do Desmatamento em Tempo Real), do Inpe.

Em março, o Deter havia registrado o desmatamento de 112 quilômetros quadrados em território mato-grossense. "Porém, no mês anterior, 78 por cento da Amazônia estava coberta de nuvens, sendo que 69% de Mato Grosso não pôde ser observado pelos satélites", disse o Inpe, em nota.

"Já em abril, 53% da Amazônia esteve sob nuvens, mas apenas 14% de Mato Grosso ficou encoberta", informou a nota. Segundo o Inpe, isso aumentou muito a "oportunidade de observação do Estado".

O segundo Estado com maior área de desmatamento em abril é Roraima, com 284,8 quilômetros quadrados, seguido por Rondônia, com 34,6 quilômetros quadrados.

Em atividade desde 2004, o Deter surgiu como um sistema de alerta para dar suporte à fiscalização do desmatamento. Segundo o Inpe, o sistema mapeia tanto áreas de corte raso como áreas em processo de desmatamento por degradação da floresta.

Fonte:Click21

Continue lendo >>

sexta-feira, 6 de junho de 2008

05 de Junho Dia Mundial do Meio Ambiente e de Ecologia

A importância desse dia tem precedentes. O meio ambiente e a ecologia passaram a ser uma preocupação em todo o mundo, em meados do século XX. Porém, foi ainda no séc. XIX que um biólogo alemão, Ernst Haeckel (1834-1919), criou formalmente a disciplina que estuda a relação dos seres vivos com o meio ambiente, ao propor, em 1866, o nome ecologia para esse ramo da biologia.

Celebrado de várias maneiras (paradas e concertos, competições ciclísticas ou até mesmo lançamentos de campanhas de limpeza nas cidades), esse dia é aproveitado em todo o mundo para chamar a atenção política para os problemas e para a necessidade urgente de ações.

Se há assunto que consegue igualar todas as pessoas nesse planeta é a questão ambiental: o que acontece de um lado, para bem ou para mal, vai sempre afetar o outro!

Nessa data, chefes de estado, secretários e ministros do meio ambiente fazem declarações e se comprometem a tomar conta da Terra. As mais sérias promessas têm sido feitas, que vão do be-a-bá ao estabelecimento de estruturas governamentais permanentes para lidar com gerenciamento ambiental e planejamento econômico, visando conseguir a vida sustentável no planeta.

Podemos, cada um de nós, já fazer a nossa parte para a preservação das condições mínimas de vida na Terra, hoje e no futuro, ou seja, investir mais naquilo que temos de valioso, que é a nossa inteligência, para aprender a consumir menos o que precisamos economizar: os recursos naturais. E é sempre bom lembrar que o Brasil, identificado como um dos nove países-chave para a sustentabilidade do planeta, já é considerado uma superpotência ambiental!

Fonte:IBGE teen

Continue lendo >>